Decreto Presidencial aprova o Registro de Identidade Civil (RIC)

via InfoWester em 11/05/10
Certidão de nascimento, RG, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, CNH e reservista (para homens). Fruto da cultura burocrática do país, esse é o "pequeno" conjunto padrão de documentos que um brasileiro possui. Perca qualquer um deles e você poderá ter transtornos para tirar uma segunda via. Mas essa situação está prestes a melhorar (ou piorar, vai saber): é que o presidente Lula assinou no último dia 06 o decreto que regulamenta o Registro de Identidade Civil (RIC).
O RIC é um cartão com um chip e um número de identificação único formado por 10 dígitos que é válido em todo o território brasileiro e que não é passível de duplicação, o que ajuda a diminuir fraudes. Além disso, o documento conta com um certificado digital baseado nas normas da ICP-Brasil, de forma que o cidadão poderá ter também uma "identidade virtual". O cartão também poderá armazenar dados de outros documentos, como título de eleitor e CPF.
A implementação do RIC, é claro, não será imediata. Os primeiros cartões começarão a ser emitidos em outubro de 2010 em alguns estados, mas apenas para um número restrito de pessoas. A ideia é a de que, em até dez anos, praticamente toda a população brasileira já esteja utilizando o RIC. É possível ver mais detalhes sobre o assunto no seguinte vídeo:



Google Chrome OS no próximo mês?

via Link Estadão - Cultura Digital de Tatiana de Mello Dias em 14/05/10
Os rumores, sempre os rumores. A Acer já disse que irá lançar notebooks equipados com o Chrome OS, o sistema operacional do Google, no segundo semestre. Agora o papo esquentou: estão dizendo que o lançamento será no começo de junho.
Os computadores deverão ser exibidos na Computex, feira de tecnologia em Taiwan que acontecerá entre os dias 1º e 5 de junho.
O Chrome OS, apresentado em novembro, é um sistema operacional leve e rápido baseado na nuvem.
O presidente da divisão de produtos da Acer, Jim Wong, disse que a empresa está adotando uma postura agressiva para oferecer os primeiros notebooks com o novo sistema operacional. A expectativa é alta: vender pelo menos um milhão de aparelhos equipados com Chrome em 2010.
Ainda não há estimativa de preço. Segundo a Wired, Eric Schmidt, presidente do Google, disse que os computadores deverão custar entre US$ 300 e US$ 400.