Tablet da ZTE chega ao Brasil na próxima semana

via Planet Tech de Leonardo Marson em 27/04/11

Por Leonardo Marson
Mais uma empresa desembarca um tablet em terras brasileiras. Dessa vez a ZTE colocará no mercado, a partir da próxima semana, o V9. A princípio, ele estará disponível na operadora TIM, custando R$ 996.
Por ser um tablet popular ele possui configurações modestas: roda o Android 2.1, tem tela touchscreen de 7'' com resolução de 800x480p, conectividade 3G, Wi-Fi e Bluethoot. A capacidade de armazenamento é de 4GB, podendo ser expandida até 32GB por cartão micro SD, além de 512MB de memória RAM. Ele ainda possui uma câmera de 3 megapixels e um GPS.
O tablet da ZTE é bem parecido com o Coby Kyros. Basicamente, são duas as diferenças: ambos possuem 4GB de armazenamento, mas o tablet da Coby pode expandir essa capacidade apenas até 16GB. A outra, dessa vez em favor do tablet Kyros, é o fato dele possuir conexão HDMI, ao contrário do V9.
A ZTE espera vender no Brasil 150 mil unidades do V9 este ano. Além disso, a fabricante chinesa planeja lançar no segundo semestre um outro modelo, rodando o Android 3.0 e com tela de 10''.

Internet na TV: um futuro sem volta!

via Planet Tech de Ricardo Marques em 27/04/11

Por Ricardo Marques
Num primeiro momento os televisores que acessam os conteúdos da web despertaram interesse. Afinal, navegar na Internet da poltrona da sala deveria ser algo bem legal!
No entanto, assim que esses aparelhos chegaram ao varejo vieram as críticas: faltava conteúdo! Podíamos ver a previsão do tempo, acessar fotos e ver vídeos, basicamente.
Depois veio a segunda fase destes TVs, focada principalmente na inclusão de novos parceiros de conteúdos: streaming de filmes para serem vistos no televisor, aluguel ou até compra de títulos com o controle remoto, notícias, rádios on-line, mapas, redes sociais e até comunicador instantâneo, como o famoso MSN, ou Skype. O consumidor, exigente como sempre, logo achou outro problema na plataforma: não é possível navegar livremente pelos sites.
Agora chegaram as SmartTVs que, acredito, em breve irão se transformar numa categoria de produto. São televisores que trazem um Dashboard (foto) onde encontramos quase tudo o que precisamos: parceiro de conteúdos, redes sociais, comunicadores, lojas de aplicativos, widgets, guia de programação, conteúdos exclusivos, jogos (infantis, é verdade), rádios on line e um navegador para visitarmos o site que desejarmos!  Samsung, LG e Philips já tem a solução, que deve chegar a outros fabricantes rapidinho.
Entrevistei recentemente o gerente de relações institucionais da Sony, Carlos Goya, que me resumiu esta nova fase da indústria de consumo: "O valor do televisor é percebido pelo número de conteúdos que ele tem. Hoje, o desafio está no software e não no hardware." Palavra da indústria.
Sendo assim só me resta perguntar: e aí, tá preparado para a sua Internet TV?

Vem aí a nova geração de eletrodomésticos

via Planet Tech de admin em 02/05/11

Por Eduardo Bonjoch
Por conta de um encarte especial que irá circular junto com nossa edição de 15o aniversário (nas bancas em maio), mergulhei no mundo dos eletrodomésticos inteligentes. E confesso que me impressionei com as funções dos novos refrigeradores, aspiradores de pó e até fogões.

Aqui, vale uma ressalva. A maioria dos produtos mais bacanas que descobri ainda não foi lançada no Brasil (alguns deles ainda não passam de protótipos), mas se encaixam perfeitamente ao conceito de casa inteligente.

A Samsung e a LG (clique aqui para conhecer o aspirador-robô que faz faxina inteligente, recentemente lançado no Brasil) estão bem avançadas nesta área. Aproveitando o lançamento do refrigerador WiFi que acessa o Twitter nos EUA, conversei com Alvaro Ruoso, gerente de linha branca da Samsung, empresa que desenvolveu a solução.
Ele me disse que este produto ainda não tem previsão para chegar ao mercado brasileiro. Por outro lado, garantiu que os eletrodomésticos inteligentes se tornarão tendência a médio prazo. Segundo ele, além do conforto de ligar o forno elétrico pelo smartphone a caminho de casa, ou de digitalizar os tradicionais recados na porta da geladeira, por exemplo, os consumidores também estão de olho na economia de energia.
"Na Europa, a preocupação em poupar os recursos naturais é bem maior e os próprios governantes estão estimulando a redução de consumo energético, principalmente nos horários de 'pico', como no começo da noite", esclarece ele. Esse é um dos pilares do conceito de Smart Grid, que prevê, entre outros benefícios, tarifas diferenciadas de consumo de acordo com os horários, o que pode gerar um bom desconto no final do mês.
Assim, para gastar menos, o consumidor deve manter a lavadora e a secadora desligadas entre 17hs e 20hs, por exemplo. A ideia é ótima, mas a infra-estrutura para colocá-la em prática custa caro, como mostra esta nota publicada na semana passada.

Smartphone para quem gosta de tela grande

via Planet Tech de Leonardo Marson em 02/05/11

Por Leonardo Marson
A LG apresentou na Coreia do Sul aquilo que podemos chamar de "grande" lançamento. Grande literalmente, já que o novo smartphone da empresa coreana chama-se Optimus Big. O nome faz referência ao tamanho do display de 4,3'' com resolução WVGA. Só para ter uma ideia do tamanho, o iPhone possui um display de 3,5''.
Mas esse smartphone não é apenas grande. Continuando no display, ele possui a tecnologia NOVA, que permite, segundo a empresa, imagens mais claras e com melhor definição. Além disso, ele roda o Android 2.2 (que deverá ser atualizado para o 2.3), possui processador Dual-Core de 1GHz, câmera de 5MP. O Optimus Big pode armazenar até 16GB, tem conectividade Wi-Fi Direct, Bluetooth 3.0, HDMI e GPS integrado.
Inicialmente, o smartphone estará disponível apenas na Coreia do Sul, sem previsão de chegada em outros países. O valor ainda não foi divulgado.