Internet na TV: um futuro sem volta!

via Planet Tech de Ricardo Marques em 27/04/11

Por Ricardo Marques
Num primeiro momento os televisores que acessam os conteúdos da web despertaram interesse. Afinal, navegar na Internet da poltrona da sala deveria ser algo bem legal!
No entanto, assim que esses aparelhos chegaram ao varejo vieram as críticas: faltava conteúdo! Podíamos ver a previsão do tempo, acessar fotos e ver vídeos, basicamente.
Depois veio a segunda fase destes TVs, focada principalmente na inclusão de novos parceiros de conteúdos: streaming de filmes para serem vistos no televisor, aluguel ou até compra de títulos com o controle remoto, notícias, rádios on-line, mapas, redes sociais e até comunicador instantâneo, como o famoso MSN, ou Skype. O consumidor, exigente como sempre, logo achou outro problema na plataforma: não é possível navegar livremente pelos sites.
Agora chegaram as SmartTVs que, acredito, em breve irão se transformar numa categoria de produto. São televisores que trazem um Dashboard (foto) onde encontramos quase tudo o que precisamos: parceiro de conteúdos, redes sociais, comunicadores, lojas de aplicativos, widgets, guia de programação, conteúdos exclusivos, jogos (infantis, é verdade), rádios on line e um navegador para visitarmos o site que desejarmos!  Samsung, LG e Philips já tem a solução, que deve chegar a outros fabricantes rapidinho.
Entrevistei recentemente o gerente de relações institucionais da Sony, Carlos Goya, que me resumiu esta nova fase da indústria de consumo: "O valor do televisor é percebido pelo número de conteúdos que ele tem. Hoje, o desafio está no software e não no hardware." Palavra da indústria.
Sendo assim só me resta perguntar: e aí, tá preparado para a sua Internet TV?

Nenhum comentário:

Postar um comentário