Vem aí a nova geração de eletrodomésticos

via Planet Tech de admin em 02/05/11

Por Eduardo Bonjoch
Por conta de um encarte especial que irá circular junto com nossa edição de 15o aniversário (nas bancas em maio), mergulhei no mundo dos eletrodomésticos inteligentes. E confesso que me impressionei com as funções dos novos refrigeradores, aspiradores de pó e até fogões.

Aqui, vale uma ressalva. A maioria dos produtos mais bacanas que descobri ainda não foi lançada no Brasil (alguns deles ainda não passam de protótipos), mas se encaixam perfeitamente ao conceito de casa inteligente.

A Samsung e a LG (clique aqui para conhecer o aspirador-robô que faz faxina inteligente, recentemente lançado no Brasil) estão bem avançadas nesta área. Aproveitando o lançamento do refrigerador WiFi que acessa o Twitter nos EUA, conversei com Alvaro Ruoso, gerente de linha branca da Samsung, empresa que desenvolveu a solução.
Ele me disse que este produto ainda não tem previsão para chegar ao mercado brasileiro. Por outro lado, garantiu que os eletrodomésticos inteligentes se tornarão tendência a médio prazo. Segundo ele, além do conforto de ligar o forno elétrico pelo smartphone a caminho de casa, ou de digitalizar os tradicionais recados na porta da geladeira, por exemplo, os consumidores também estão de olho na economia de energia.
"Na Europa, a preocupação em poupar os recursos naturais é bem maior e os próprios governantes estão estimulando a redução de consumo energético, principalmente nos horários de 'pico', como no começo da noite", esclarece ele. Esse é um dos pilares do conceito de Smart Grid, que prevê, entre outros benefícios, tarifas diferenciadas de consumo de acordo com os horários, o que pode gerar um bom desconto no final do mês.
Assim, para gastar menos, o consumidor deve manter a lavadora e a secadora desligadas entre 17hs e 20hs, por exemplo. A ideia é ótima, mas a infra-estrutura para colocá-la em prática custa caro, como mostra esta nota publicada na semana passada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário